Categorias

terça-feira, julho 19, 2011

5,6,7,8,

Renato Moretti (olhares.com)

E... Pas de Bourrée*.

Quem nunca ouviu isso? Quem nunca fez aulas de ballet.

A maioria das meninas faz/ fez. É lindo... De ver. Fazer é mais doloroso. Fiz aulas por 3 anos, mais ou menos. Parei. Mas ainda acho lindo!
Minha irmã voltou a fazer aulas e me pediu pra fazer uma saia. E eu fiz!
Bom, tentei né.
Tinha uma ideia de como seria. Uma saia godê, sem costura. Fica aberta na frente para facilitar o movimento das pernas da bailarina. Tem que ser de um tecido fluido.
Tecido escolhido: Musseline.
Sorte que minha sogra me deu várias peças desse tecido uma em preto com bolinhas brancas, uma vermelha com bolinhas brancas, uma vermelha e uma branca.
Como não tinha o molde, fui na intuição na primeira tentativa. Peguei a foto acima como guia e cortei o tecido.
Não deu certo (claro). E infelizmente, ainda não encontrei utilidade pra peça que saiu errada.
Ficou mais ou menos assim:
(essa não é a foto da peça original, usei essa apenas para ilustrar) 

Não ficou totalmente dispensável, mas não era esse o resultado que eu queria. As pregas da saia não deveriam partir do cós.

Como ainda tinha mais do tecido, tentei de novo. Dessa vez, usei um dos livros que comprei com os moldes de costura reta básica. (Aguardem um post sobre eles).
Usei o molde da saia godê de 1/4 de roda como base e fiz algumas modificações...
A coisa MAIS difícil é fazer barra nesse bendito musseline. Alfinetar, alinhavar, passar a ferro... Passei na máquina. Franziu.  Acho que o que dificultou mesmo é que a barra não é reta, ela faz uma curvinha nas laterais (a parte que fica transpassada).
Na primeira tentativa também tinha franzido. Então, desfiz e resolvi fazer uma barra usando um ponto decorativo. Além de deixar um acabamento bonito, não desfia o tecido.

Agora só falta terminar de costurar o cós. Achei que a saia ficou pouco rodada. Temo que não fique sobreposta na frente... Mas, ainda não usei a peça de tecido dada pela minha irmã. Estou apenas na segunda tentativa :]
Assim que terminar essa, coloco uma foto aqui pra vocês!

Beijos!

*Pas de Bourrée – Bourrée é o nome de uma dança folclórica das províncias de Auvergne e Berri. Sua conexão com os pas de bourrée do balé clássico é obscura, tendo sido introduzido com certa estilização, por alguns coreógrafos contemporâneos. É um passo de locomoção em geral com três movimentos das pernas, feitos em qualquer direção.  (http://meia-ponta.blogspot.com/)

2 comentários:

Unknown disse...

Maninha, tenho certeza que vai ficar perfeita!

Paulinha Cristely disse...

oie...fiquei curiosa!!