Categorias

terça-feira, setembro 06, 2011

Estamparia: Técnicas manuais

Mais um post sobre estamparia têxtil para vocês! Hoje falo um pouco do que aprendi por aí sobre algumas das várias técnicas usadas nessa arte.
Aproveitem!

Estamparia localizada: aquela feita em peças individuais, por exemplo, as camisetas.

Estamparia corrida: feita por metro, pode ser manual ou digital.

Batik:
técnica artesanal de tingimento originada na Indonésia. No processo, o tecido é protegido por máscaras de cera quente e aplicadas várias camadas de tinta/ pigmento. A tinta é absorvida pelos locais onde não há cera. O efeito 'craquelê' é obtido onde a cera cria rachaduras, deixando a tinta penetrar. Após o tingimento, a cera é retirada.




Estêncil: técnica muito popular. A estampa é feita através de moldes vazados, a tinta ultrapassa a parte vazada do molde e é absorvida pelo tecido.





Silk-screen (serigrafia): semelhante ao estêncil, a serigrafia é feita através de telas vazadas de nylon ou poliéster. A tinta passa pela tela empurrada pela pressão de um rodo.




Carimbo: derivados da primeira maneira de estampar (os blocos de madeira), é uma técnica manual bastante delicada. Os resultados são interessantes mesmo que só usada uma cor por carimbo.





Tie- Dye: técnica de tingimento de tecidos através de laços, dobras e nós feitos na peça antes da aplicação da tinta. Produz resultados diferenciados e únicos, principalmente por ser manual.




Pintura em tecido: à mão livre, essa técnica também pode ser considerada como estamparia. Estritamente manual, artesanal. Produz obras bastante pessoais e exclusivas.



Beijos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal o post, estou procurando carimbos para tecidos.