Categorias

quinta-feira, setembro 01, 2011

Estamparia: um resumo

Olá!
De volta, aqui estou. E, na tentativa de tiraras moscas do blog, resolvi manter postagens semanais (tentativa, viu) com um tema por mês. (Os projetos de costura continuarão à medida que vou aprendendo e praticando).
Aproveitando o começo de setembro, o assunto tratado é estamparia.

O que diz o Aurélio sobre o tema:
Estampar (V.t.d.):
1. Imprimir letras, dísticos, figuras, etc., servindo-se de molde ou matriz, sobre (tecido, metal, papel, plástico, etc.), e obtendo cópias isoladas ou repetições sucessivas
2. Fazer estampas; gravar
3. Publicar com grande destaque

Existem muuuuitas técnicas e processos de estamparia, tantos são eles, que, atualmente, as estampas ganharam uma categoria dentro do Design : o Design de Superfície. (E, se você for analisar, abre ainda mais o leque de possibilidades.... Afinal, muita coisa pode ser considerada como superfície).



É difícil datar o começo dessa arte (já que existem tantas referências não oficiais por aí). A técnica mais comentada como primeira, que encontrei, foi a estamparia através de blocos de madeira entalhados (resultam em ferramentas semelhantes a carimbos). Serigrafia (silk screen) e Stencil, são outras das técnicas muito conhecidas pela maioria. Podem ser digitais ou manuais.

A estamparia mais popular é a têxtil, mais especificamente de camisetas.

Aguardem novos posts mais detalhados das técnicas! Beijos!

Nenhum comentário: